TOALETE DO GATO

TOALETE DO GATO

Acessórios necessários para gatos de pelo curto – uma escova de nylon dura , uma escova mole , um pedaço de tapete e uma tolha .

Para gatos e pelo curto uma escova com fundo pneumático , porém ,nunca nylon , pois elas arrancam o pelo comprido , um pente fino cata-pulgas e piolhos e um pente com dentes na distancia de 2cm entre si.

O ideal é escovar os felinos diariamente, pois os pelos mortos vão sair na escova , evitando a ingestão . Para os gatos de pelo compridos ,escove no sentido cabeça –rabo e em seguida passe o pente fino na cabeça.

Já para os gatos de pêlo curto , escove sentido cabeça- cauda com escova de nylon. Em seguida ,repita o ato com escova mole e depois passe pedaço de tapete de veludo .

As patas e orelhas podem ser limpas 2 x por semana com álcool e glicerina . Para evitar o mau cheiro nos ouvidos ,uma boa dia é colocar uma gota de álcool semanalmente. Neste álcool podem ser adicionados alguns cravos-da-índia que vão dar cheiro especial nos ouvidos.

O excesso de pelos na região na região dos olhos deve ser retirado para evitar conjuntivite traumática .O banho a seco pode ser realizado semanalmente nos felinos com talco próprio e de boa qualidade e, após isto , devemos penteá-lo com técnica descrita anteriormente. O corte e unha é indicado para os felinos domésticos ,pois evita que eles arranhem móveis e  pessoas. Para felinos que têm hábito de sair de casa ,não devemos cortá-las pois servem como instrumento de defesa.

Os banhos com água devem ser realizados mensalmente ,porém, você devera acostumá-los de filhote. Água deve ser morna e colocar algodão nos ouvidos para evitar que entre água .Essa história que gato não toma banho é pura invenção ,mais cuidado, se seu gato é adulto e não esta acostumado. Secar bem os felinos com toalha ou secador elétrico. Evitar que entre água nos ouvidos o que vai  levar a uma infecção chamada otite.

 

EDUARDO RIBEIRO FILETTI É MÉDICO VETERINÁRIO E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO , PÓS GRADUADO EM CLÍNICA E CIRURGIA DE FELINOS, PÓS GRADUADO EM FITOTERAPA E SAÚDE PÚBLICA.

Image