"RECICLOS" convida à reflexão ao expor obras de arte

Exposição "RECICLOS"  / Foto: Divulgação

Itinerante e interativa, exposição "Reciclos - Criando Novas Perspectivas"  no Unibes Cultural 

Durante 46 dias, a cidade de São Paulo vai refletir sobre consumo, reciclagem e sustentabilidade a partir da exposição “Reciclos – Criando Novas Perspectivas”, que abre as portas no dia 1º de setembro no Unibes Cultural, com visitação gratuita até 16 de outubro. A mostra traz obras de arte que exploram o inusitado, ao serem produzidas a partir de resíduos recicláveis. A “Reciclos” tem idealização e realização da Rede Educare, curadoria do artivista e grafiteiro Mundano e patrocínio da Novelis e Ball Corporation via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura.

Latas de alumínio, fios elétricos, isopor, plástico, papelão, vidro, madeira, ferro e outros metais dão vida a obras de nove artistas convidados a assinar a exposição. Com abordagem educativa, a “Reciclos” convida o público a interagir com os espaços que promovem o acesso a informações e curiosidades sobre descarte responsável de resíduos e importância da reciclagem. Uma galeria de fotos também promete atrair a atenção dos visitantes, com 14 imagens de catadores oriundas do livro “Recicladores de Sonhos”, que terá lançamento no dia da abertura da exposição e é patrocinado pela Novelis via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, e realizado pela Rede Educare.

A “Reciclos” também dedica atenção especial ao público de crianças e adolescentes. Além das atividades interativas, estão programadas oficinas e uma “trilha do conhecimento” com foco no público infantil e de jovens. O curador da exposição, Mundano - fundador da ONG Pimp My Carroça e do aplicativo Cataki – informa que a exposição foi pensada para todas as idades, “mas certamente são as crianças e adolescentes que vão aproveitar mais, até porque são elas que estão aí brigando por um futuro melhor”.

Quem visitar a “Reciclos” pode não imaginar o desafio que cada criação representou para os artistas que as assinam. “Foi uma felicidade poder desafiar cada um deles, e o que juntos buscamos é que o público crie novos olhares sobre o resíduo e novas perspectivas do uso desses materiais, que são incríveis e que, às vezes, ocupam apenas alguns minutos do nosso dia, sendo descartados em seguida, podendo vir a ficar muitos e até milhares de anos no meio ambiente”, comenta o curador.

“Quando idealizamos a “Reciclos” em 2016, já tínhamos consciência da urgência do tema, e reconhecendo a arte como uma ferramenta poderosa de conexão e reflexão, chegamos ao conceito da exposição. O cenário de descarte inadequado continua sendo um desafio e nós, como resposta, trabalhamos para ampliar o alcance da mostra, trazendo mais recursos de interação e conscientização. A ideia é promover um grande questionamento sobre a herança que estamos deixando para o planeta e para as futuras gerações”, comenta Kátia Rocha, diretora da Rede Educare.

“A “Reciclos” é um chamado para que o público se conscientize sobre a reciclagem e a importância da atitude de cada um nesse processo. Por meio da arte, conseguimos chamar a atenção para a causa e esperamos criar um senso coletivo de urgência em prol do planeta. A reciclagem está no centro da estratégia de negócios da Novelis, e faz parte do nosso propósito contribuir com a promoção deste tema na sociedade e com a construção de um mundo cada vez mais sustentável”, destaca Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis

“Nós da Ball entendemos a arte como ferramenta poderosa para levar a mensagem de sustentabilidade cada vez mais adiante, causando as reflexões em prol de um consumo mais consciente. Em um momento em que sentimos cada vez mais o impacto das mudanças climáticas, despertando a urgência pelo cuidado do ser humano em relação ao planeta, vemos o quanto é essencial unir a arte à necessidade de responsabilização pelo meio ambiente. O Brasil é uma das referências mundiais em reciclagem de alumínio, com taxa de quase 99%, e abriga esses artistas tão talentosos, que são capazes de fazer com que as pessoas encarem temas como economia circular de uma maneira extraordinária. Por isso, é uma honra participar da “Reciclos”, que passará por diversos estados do país justamente transmitindo esse ideal”, comenta Thaís Moraes, Diretora de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade da Ball para América do Sul.

Assinam as obras os artistas de ativismo ambiental Odé Frasão, Rodrigo Machado, Iskor, André Inea, Kelly Reis, Everaldo Costa (Ever), Bruna Serifa, Luna Bastos e Subtu. A “Reciclos”, que tem caráter interativo e itinerante, está na sua segunda edição, após a primeira ter sido realizada em 2016. Depois de São Paulo, a mostra segue para Salvador, Recife, São José dos Campos e Pindamonhangaba.

SERVIÇO: Reciclos - Criando Novas Perspectivas

Onde: Unibes Cultural - R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré, São Paulo - SP

Quando: 1º de setembro a 16 de outubro de 2022

Entrada gratuita

Image