São Bernardo reúne 1.500 atletas no 3º Jogos Campeões da Vida

Abertura Jocavi - Baetão SBC / Foto: Ricardo Cassin

Abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira no Baetão; competição terá participação de 19 cidades e transcorre até o dia 19 de agosto 

A competição inclui 18 modalidades esportivas e culturais, tendo diversos centros poliesportivos da cidade como palco da disputa, marcada entre os dias 8 a 19 de agosto. Essa é a 3ª edição do torneio, baseado em programa já tradicional na cidade.

Realizado no ginásio de esportes do Baetão, no Baeta Neves, o evento de abertura registrou o acendimento da pira olímpica, por Miguel Guarinon e Maria da Graças, duas personagens históricas da Secretaria de Esportes de São Bernardo e com legado importante nas atividades direcionadas a adultos com 50 anos ou mais. Na oportunidade, houve também apresentações artísticas com competição de coreografia. No total, são 19 cidades de todo o Estado de São Paulo participantes do Jocavi.

 

“É uma satisfação enorme concretizarmos a retomada dos Jogos Campeões da Vida. Foram dois anos suspensos em decorrência da pandemia. Agora, diante de todo esse período, todos nós estávamos ansiosos por esse retorno. O Jocavi tem função primordial de fazer integração entre as pessoas, promover a saúde, e me sinto parte desta ação devido ao carinho especial que tenho pelo programa”, pontuou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Alex Mognon.

 

A lista de modalidades da competição conta com atletismo, natação, vôlei simplificado, dominó, bocha, malha, tênis de campo e de mesa, xadrez, damas, buraco, tranca, truco, dança de salão, coreografia, peteca, badminton e rummikub (jogo de mesa), abrangendo as categorias masculino e feminino - o Jocavi terá também diversas atividades culturais e recreativas. O quadro é similar ao dos Jogos Estaduais da Melhor Idade (Jomi), anteriormente denominado Jori (Jogos Regionais do Idoso).

 

Inscrito no atletismo, Antônio Lopes, de 94 anos, frisou que o ingrediente para manter o preparo físico e mental é “deixar o sofá e a TV de lado”. “Tenho isso em mente. Comecei a correr desde que me aposentei na Volkswagen, aos 57 anos. Não parei mais. De lá para cá, foram 25 edições da São Silvestre e 10 maratonas”, sustentou.

 

INSCRITOS - Além de São Bernardo, o torneio, organizado pelo município, contabiliza ainda atletas inscritos de Santo André, São Caetano, Diadema, Mauá, São Paulo, Osasco, Jundiaí, Barueri, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Suzano, Atibaia, Bertioga, Praia Grande, Cotia, Itapecerica da Serra, Jaguariúna e Pirassununga. O encerramento do evento irá acontecer no dia 19, no mesmo local, com competição de dança de salão e baile.

 

Image