Circuito Sesc de Artes traz diversas atrações gratuitas para praças e parques do ABC

 Corpos de Passagem / Foto: Osmar Zamperi

Ribeirão Pires, São Bernardo do Campo e Rio Grande da Serra, recebem um dos 14 roteiros do Circuito Sesc de Artes  

De 12 a 28 de agosto, acontece o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo. Serão cerca de 85 ações artísticas e educativas em 14 roteiros que percorrem praças e parques durante três semanas. 

A programação, para todas as idades e interesses, passa por 118 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista e conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil.  

O Circuito Sesc de Artes chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências. Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas. 

No Grande ABC as cidades que recebem o Circuito são: Ribeirão Pires (12 de agosto), São Bernardo do Campo (13 de agosto) e Rio Grande da Serra (14 de agosto), sob a gestão da unidade do Sesc Santo André. 

Durante um dia em cada município, os artistas realizam os espetáculos, vivências e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura. 

Programação do roteiro

A Cia. Mungunzá de Teatro (SP) apresenta seu mais novo trabalho: AnonimATO. Em um cortejo com grandes instalações, bonecos, perna-de-pau e música, a montagem faz uma homenagem ao fazer teatral. Em cena, oito personagens (como a mãe, a mulher-árvore, a vendedora de sonhos, o homem-placa, o pipoqueiro), figuras anônimas de uma cidade grande, são convocados de várias maneiras para um ato e se encontram durante essa caminhada.   
 
Já Grua - Gentlemen de Rua, Taty Dell Campobello e Luisa Brunah (SP) representam a dança com encenação de Corpos de Passagem. A montagem parte da premissa de que a dança e a performance são, por natureza, meios capazes de modificar as paisagens. O fazer artístico do grupo se estabelece por meio de um processo de trocas perceptivas entre os corpos (dançantes e passantes), instalando em seus contextos uma experiência estética diferente.  

Cinema e música se unem com A Fabulosa Banda Imaginária (MG) em Cine Concertinho: O Fabuloso Universo dos Monstros no Cinema, que traz uma apresentação de trilhas sonoras ao vivo para trechos de filmes de animação infantis. No palco, a banda executa releituras sonoras de "A Casa Monstro", "Hotel Transilvânia" e "Monstros S.A".  

A Cia. Circo Rebote (SP) estreia o espetáculo Titânia, uma narrativa inspirada em mulheres reais, com pitadas de mitos, histórias de força e reinvenção feminina. Em cena, são usadas habilidades circenses, como manipulação de bambolês, equilibrismos, acrobacias e demonstrações de força, para nos mostrar quem é Titânia.    

A Coletiva Lobas (SP) traz Mediar Brincar, que faz um convite para o despertar do corpo, do olhar e do riso, por meio da leitura, de cantigas e brincadeiras. Com um acervo diversificado de obras da literatura infantil, o livro será utilizado de formas diversas, tanto como peça de jogo, quanto na mediação, coletiva ou individual, de leitura.    
 
O público também tem a chance de participar da oficina Madeira Lúdica, do Coletivo Construtores (SP). A ação apresenta princípios da marcenaria por meio da construção de formas lúdicas de médio formato com peças encaixáveis de madeira.  

Toda a programação, com endereços e horários, pode ser acessada no site. 

Serviço 
Circuito Sesc de Artes 2022 - De 12 a 28 de agosto 

Ribeirão Pires - 12 de agosto - Vila do Doce 
Praça Vila do Doce. R. Boa Vista, s/nº - Centro 

São Bernardo do Campo - 13 de agosto - Esplanada do Paço Municipal 
Esplanada do Paço Municipal. Praça Samuel Sabatini, 50 - Centro 
 
Rio Grande da Serra - 14 de agosto - Parque Linear Luiz Antonio Correa 
Parque Linear Luiz Antonio Correa. Av. José Belo, 1209-1279 - Chácara São Paulo 
 
Site: http://www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes    

 

 

Image